sexta-feira, 22 de junho de 2012

Travessia do Canal do Panamá

Vale a pena deixar registrado aqui, a nossa passagem pelo Canal do Panamá.
Em 2008, quando estivemos pela primeira vez no Panamá, visitamos o Museu e a Eclusa de Mira Flores, acompanhamos a travessia de um navio pela eclusa e não pudemos deixar de ficar admirados pela grandiosidade da obra. Realmente a obra é de uma engenhosidade de tirar o fôlego, sem contar que é uma das mais importantes obras do mundo, liga o oceano Atlântico com o oceano Pacífico, ou seja, é o umbigo da economia mundial.
Desta vez, em 2012, tivemos a oportunidade de fazer toda a travessia pelo canal, passando pelas seis eclusas, a bordo do catamarã Arcola, veleiro do nosso grande amigo Cameron. Para nós foi imenso prazer, ajudá-lo a realizar o seu grande sonho: finalmente chegar no Oceano Pacífico, em seu próprio veleiro, agora batizado de Malia.
Iniciamos a travessia a noite. Estávamos em seis tripulantes, eu, Mané, Cibele e Cash, que fazíamos o trabalho com os cabos, o pai do Cameron, como cozinheiro e o Cam no timão.
Entramos no canal atrás de um panamax (navio com a máxima largura para passar no canal), era noite e chovia, as luzes artificiais amareladas parecia criar um cenário, não pude deixar de sentir alguma adrenalina, pois as paredes do canal eram realmente muito altas, o motor do navio criava um correnteza muito forte e eu tinha ali uma responsabilidade, um trabalho a fazer. Me sentia um nada dentro daquela obra engenhosa e ao mesmo tempo orgulhosa.
Depois da passagem das três eclusas, chegamos no Lagoon, dormimos e no dia seguinte continuamos viagem. Faltavam agora as últimas três eclusas, desta vez nos juntamos a mais outros dois veleiros, lado a lado, e fizemos a travessia como se fôssemos uma única grande embarcação. Era dia e não chovia, a novidade da primeira passagem já tinha passado, então tudo ficou mais tranquilo e fácil. Estávamos agora ali, na eclusa de Mira Flores, não no seu terraço como turistas e sim como personagens deste grande momento, que é atravessar de um oceano para outro através de um obra feita a 100 anos atrás, por milhares de pessoas que deram sua vida para que esta obra finalizasse.
Foi ainda mais emocionante, quando avistamos a Ponte de Las Americas, a ponte que liga dois continentes a América do Norte com a América do Sul. Passamos por baixo dela e finalmente estávamos do oceano Pacífico.
Imagine quando for a vez do Brava?


















sexta-feira, 1 de junho de 2012

Chegando a Bocas del Toro


Video da Duplaventura chegando a Bocas del Toro, depois de ter passado quase 6 meses em Puerto Lindo, consertando a caixa de cambio, fazendo amigos e vivendo uma vida de sonho...
Agora mais um capitulo se inicia....
Bocas del Toro!!!