quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mais uma passo de uma longa caminhada

Já estivemos bem mais longe, é verdade. As etapas mais complicadas da reforma de nosso veleiro levaram mais de três mêses, e agora falta pouco comparado a tudo o que já foi feito. Vencemos uma etapa importante: o registro da embarcação, sem ela não podíamos ir a lugar nenhum, agora o Brava tem "placa", placa Holandesa, ou melhor, bandeira Holandesa, já que o registro foi feito em Saint Maarten e Saint Maarten pertence à Holanda.
A bandeira da Holanda que vai na popa do veleiro indica que a embaracação está em território Holandês, e a bandeira do Brasil que vai no mastro, indica a nacionalidade da tripulação.
Ter barco não é tão fácil quanto parece, por experiência própria, é muito mais complexo do que construir uma casa, mas uma coisa é igual: tudo leva muito mais tempo do que era o previsto.
Então, o que resta é ter paciência e dar uma passo de cada vez. Neste momento o passo é a troca dos eletrônicos, o que vai garantir uma navegação mais segura e confortável. O passo seguinte vai ser a montagem das velas e cabos. E enfim, o último passo será a saída da Lagoa para o mar.
Saint Maarten é uma ilha altamente turísica, recebe na alta temporada cerca de seis navios de cruzeiro e de dez vôos por dia. Não é uma cidade bonita, mas o que tem de especial são as praias, com água azul celestial, temperatura morna e sem ondas, exatamente igual uma piscina. Não conseguimos aproveitar muito dela, até porque a ilha é grande e precisa de carro para ir nos lugares turísticos, então nossa vida nestes quase cinco meses aqui, se resumiu ficar na Lagoa e de vez em quando passar um domingo nestes lugares chatos que estão aí nas fotos abaixo.



Fort Louis - Saint Martin (lado francês)


Piscina de água salgada


Mais um avião chegando.... Mais um veleiro chegando.


Curiosidades...a corrida de carangueijo e o homem lata, escultura feita com resto de lixo da praia.