quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cuba




Não demorou muito e já estamos outra vez en El Mundo!
Mais uma vez fomos convidados para fazer parte da tripulação de nosso amigo capitão Havaiano, não pudemos deixar de aceitar depois de ele nos passar qual seria o roteiro.
Cuba !! É nosso ponto de partida. Não foi fácil chegar...surpresas em aeroportos quase nos fizeram acreditar que não pousaríamos em Havana Libre, mas em se tratando que existe o “jeitinho brasileiro”, é claro que deu tudo certo e logo na chegada os cubanos queriam saber sobre a tal novela brasileira “La Favorita”, quien es la mala e quien es la buena??? Incrível...as nossas novelas estão se tornando mais famosas que nossas partidas de futebol !!!
Ainda no aeroporto fomos recebidos por nosso amigo capitão que já estava nervoso por nosso atraso...finalmente nos reencontramos depois de quase seis meses. Estava também um amigo do capitão, cubano ex general, que fez a gentileza de nos levar em seu carro até a Província de CienFuegos onde se encontrava nosso veleiro. Foi uma viagem de três horas até chegar na marina, horas estas que foram preenchidas pelas histórias vividas por este ex general que lutou ombro a ombro com Fidel Castro e Che Guevara nos permitindo imaginar um pouco como é viver para um e em um país comunista.
Muito me impressionou a gentileza dos cubanos, um povo muito amigável e divertido. Caminhando nas ruas me sentia como se estivesse numa exposição de carros antigos, coloridos e conservados, e só para inovar...optamos por uma tradicional carroça para conhecer a cidade e fazer as compras. Mergulhamos totalmente no dia a dia dos cubanos, para poder comprar alimentos, tínhamos que ir em casas de famílias onde uns vendiam os ovos, outros o queijo, outros o pão, tudo de uma maneira bem discreta e pouco natural...como se estivéssemos fazendo algo de errado.
Claro que não estávamos sendo turistas, mas era nossa opção.
Depois de conhecermos outros pontos turísticos e também pegar uma noitada com mojitos, deixamos CienFuegos, agora velejando para CayoLargo...um pedaço do paraíso no Caribe!!!
Foram dois dias inseridos num azul piscina que só de olhar já matava a cede...fizemos amizade com outros velejadores que também estavam ancorados na baía de CayoLargo. A festa foi na praia com direito a fogueira e muita conversa digamos que internacional.
Depois de dois dias relaxando, deixamos a piscina natural e pegamos um marzinho brabo que nos levou três dias velejando até contornar a metade da ilha e chegar em Havana. Tínhamos que pegar o visto para os EUA, já que é a Flórida, que está a pouco menos de um dia velejando de Havana, o bom lugar para fazer a manutenção do barco e também comprar os mantimentos.
Enquanto aguardamos a resposta do consulado para a aprovação de nosso visto vamos seguindo aqui em Havana, nos divertindo e conhecendo ainda mais este país que vale a pena cada centavo de peso. E por falar em Cuba, amanhã iremos ao concerto do Buena Vista Social Clube...não podíamos perder o melhor de tudo isto !!!

Abraco a todos
Rafa e Mane.

escrito por Rafinha.






9 comentários:

Flora disse...

Parece que este ano a jornada promete e com certeza estarei sempre torcendo por vocês nessa duplaventura.
Cuba me desperta curiosidade, quero saber como vivem as pessoas neste lugar há muito tempo e enquanto não tenho oportunidade de conhece-la pessoamente, me contento com as descobertas que vocês irão fazer. Bons ventos e aproveitem! :D

VeleiroMema disse...

Dai galera! tudo azul por ai?
Aqui no caribe, finalmente encontramos nosso veleiro, um ketch de 40pes, cockipt central, 800l de agua + 800 de diesel e um perkins de 46 HP....Tem muita coisa pra arrumar mais devagarinho a gente da um jeito..A Buli e Teteu chegam dia 10 de maio para embarcarem numa nova etapa da vida...
Grande abraco
E ceu azul a barla..

Daniel

Anônimo disse...

Estamos aqui na loja, eu janes, nancy e isa curtindo a viagem de vcs
aproveitem e não esqueçam que amamos muitoooooooooooooo vcs
mãe mari e mãe janes

PACÍFICO LATINO disse...

valeu dupla, realizando o sonho de voces e dando um incentivo pra gente ir atras do nosso.
poxa mané, nao consegui falar contigo mas te desejo ótimos ventos e aventuras inesqueciveis.

grande abrazo meu irmao

PAPI e MAMI disse...

Que os bons ventos propiciem uma
bela navegada, para que vocês curtam momentos deslumbrantes.
Desta forma, estaremos felizes e tranquilos, curtindo esta desafiadora travessia.
Estamos sempre, bem juntinhos de voces!
Papi e Mami

Fly disse...

Ai que delíciaaa! Nossa, a cor do mar não existe neh? E fogueira, luau, reencontro, enfim, coisas boas! Rafinha, que coisa gostosa "ler" vcs novamente! :)
Muito bom, tirar a poeira e recomeçar a viajar pelo mar com vcs! Mesmo de longe, dá pra captar essa liberdade maravilhosa que só saindo pelo mundo pra sentir neh? Por isso que os relatos de vcs são tão especiais!!!

Dá um mergulho nessa água perfeita por mim! :D

Aproveitem e depois contem do Buena Vista!
Muitos beijos!

Anônimo disse...

dale manezera...manda ver ai...comprei um dingue pra velejar com minha gata!!! po tamo trenando pra um dia fazer parte dessa tripulação ai hahhaha abraco

joão paulo!!!

Water Girl disse...

Nossaaa!!!!Que paraíso!!!!
Só de olhar já mata a sede....kkkk...q figura!!!!
Não esquece que a Donatela é a boa moça da novela!!!kkkkk
Sorte ae Dupla!!! Bons ventos!!!Fiquem com Deus!!!

Gabi Alves disse...

Rafinha e Mané, estou muitoooo feliz por vc, sempre torcendo para tudo dar certo, muito sol e vento favorável para a dupla e tripulaçao do barco.

En junho estou partindo para Europa, fico até Setembro... espero encontrar minha grande amiga Rafinha... e realizarmos nosso sonho de facul de viajar por algum canto da Europa juntas.
Boa viagemmm cumadis.
Beijao. Gabi