sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Dupla nos EUA



MIAMI E "BRAZILIAN DAY" / ORLANDO (UNIVERSAL STUDIOS)

Obs: post atualizado em 12/05 pelo suporte do blog da Duplaventura.

domingo, 18 de abril de 2010

Cuba para Florida

Estamos em Fort Lauderdale, conseguimos o visto por Cuba.

Tudo tranquilo ate agora, estamos com o barco na terra fazendo os ajustes finais para a travessia.

A lista de coisas a fazer ta bem grande, mas aqui as coisas realmente funcionam.

Para terem uma ideia, no Panama levamos 5 dias para tirar o barco da agua, aqui, em 4 dias estamos com 80% dos trabalhos andando. Os caras tem equipamento para tudo. Ai no Brasil eu levava 3 dias para lixar o fundo de um 27 pes com minhas ferramentas, aqui levei um dia para lixar o 65, sem poeira nenhuma.

Cuba foi muito bacana, valeu muito a pena. Conhecemos varias pessoas, podendo entender um pouco tudo que o sistema fez e faz na vida deles, para o bem e para o mal.

Tivemos uma velejada bem dura para fazer a volta na Ilha, pois estavamos no lado sul da Ilha, em Cienfuegos, uma cidade muito simpatica e tinhamos que ir ate Havana para os vistos.

Entre a Ilha e o Mexico existe o Canal de Yucatan, aonde a corrente do golfo e afunilada e a coisa pega. Tinhamos 3 nos de corrente favoravel e 30 a 38 nos de vento contra, o que fez as ondas crescerem e ficarem bem verticais. Levamos 48 horas nesta condicao, extremamente desconfortavel. Em varios momentos o barco era totalmente lavado pelas ondas, estilo submarino. Normal para barcos menores mas quando esta num animal deste tamanho, a coisa e diferente. Incrivel o quanto este veleiro e seguro. Se fosse outro veleiro, menor, a coisa ficaria feia. Para terem uma ideia, a condicao era bem pior do que a que pegamos com o Taura subindo de Rio Grande a Floripa, mas estavamos sempre secos e tirando o desconforto e o som das porradas do barco nas ondas, foi uma excelente experiencia.

Em Havana tudo correu bem, nao conseguimos o visto de turistas padrao, mas vai ser tranquilo para tirar quando chegarmos ao Brasil.

Saindo de Cuba, no meio da primeira noite, a 60 milhas da costa, meio caminho para as Florida Keys uma mangueira do sistema de refrigeracao do motor se soltou, fez o motor superaquecer e derreteu outra mangueira.

Quando chegamos na casa de maquinas era fumaca por tudo e bastante agua entrando, nada muito agradavel de se ver.

Trabalhamos bem e em menos de 40 longos e exaustivos minutos tudo estava consertado. To abismado o quanto aquele curso de mecanica funcionou. Encontramos as solucoes rapidamente, e com algumas adaptacoes colocamos o motor a 75% da capacidade sem misterios. Levamos mais 48 horas e chegamos nas Bahamas, Cat Key, um lugar maravilhoso, ilha particular, coisa de cinema. Fomos para la porque o Cameron tava com medo de ser preso porque os americanos nao podem ir a Cuba, se chama Dealing with the Enemy, negociando com o inimigo, e com o ultimo porto sendo Bahamas tudo ficaria mais tranquilo. o Pit Stop saiu 450 dolares para o Boss, mas aproveitamos para comer uma Pizza de frutos do mar com Lagosta e tudo mais por 24 dolares, o mesmo preco de uma frango catupiry na Paparella.

Depois foi uma velejada do caraio de la ate aqui, 60 milhas em menos de 6 horas, com o barco voando, sempre acima dos 10 nos em perseguicao a outro veleiro que saiu quase 2 horas antes. Levamos na mao o tempo todo pelo prazer de velejar. Um espetaculo, consegui botar 12,8 nos no animal, sensacao indescritivel, nao so alcancamos como ultrapasssamos o outro veleiro.

De resto ta tudo certinho.

Comprei um Spot, aquele aparelho que nos deixou na mao na travessia do Pacifico porque nao tinha cobertura por la, mas no Atlantico eles garantem 99% de confiabilidade, entao estaremos mandando nossa posicao atualizada diariamente. So nao precisam se preocupar se nao receberem nenhuma noticia pelo SPOT, que se algo acontecer temos o telefone via Satelite e o EPIRB para fazer pedido de resgate. Comprei o equipamento mais para somar no Blog e permitir a voces acompanharem nosso deslocamento diario, mas acredito que teremos cobertura direto para o SPOT. para saber mais acessem www.findmespot.com

Hoje vamos tentar ir no Brazilian Day em Miami, e se tudo correr bem, na semana que vem vamos para a Disney ou algum parque destes.

Projetos em andamento: Revisao da Balsa de Salvatagem, troca de mangueiras e rotor do motor, revisao do Turbo, troca de filtros de oleo do motor e gerador, revisao do Watermaker, troca de alguns componentes das geladeiras e freezers, pintura de fundo, conserto em uma das pas do helice, troca de dois pistoes das gaiutas da Lanzarete, compra de pirotecnicos, organizacao da Bolsa de Abandono, compra do Spot, cadastramento da viagem na central do EPIRB, troca do automatico da bomba de porao da lanzarete, revisao geral no estaiamento, troca dos anodos de sacrificio, revisao no sistema do Leme, compra de alimentos, limpeza geral.

Espero que estejam todos bem, ja estamos com bastante saudade.

Manda um beijo para a turma

Mane e Rafa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cuba




Não demorou muito e já estamos outra vez en El Mundo!
Mais uma vez fomos convidados para fazer parte da tripulação de nosso amigo capitão Havaiano, não pudemos deixar de aceitar depois de ele nos passar qual seria o roteiro.
Cuba !! É nosso ponto de partida. Não foi fácil chegar...surpresas em aeroportos quase nos fizeram acreditar que não pousaríamos em Havana Libre, mas em se tratando que existe o “jeitinho brasileiro”, é claro que deu tudo certo e logo na chegada os cubanos queriam saber sobre a tal novela brasileira “La Favorita”, quien es la mala e quien es la buena??? Incrível...as nossas novelas estão se tornando mais famosas que nossas partidas de futebol !!!
Ainda no aeroporto fomos recebidos por nosso amigo capitão que já estava nervoso por nosso atraso...finalmente nos reencontramos depois de quase seis meses. Estava também um amigo do capitão, cubano ex general, que fez a gentileza de nos levar em seu carro até a Província de CienFuegos onde se encontrava nosso veleiro. Foi uma viagem de três horas até chegar na marina, horas estas que foram preenchidas pelas histórias vividas por este ex general que lutou ombro a ombro com Fidel Castro e Che Guevara nos permitindo imaginar um pouco como é viver para um e em um país comunista.
Muito me impressionou a gentileza dos cubanos, um povo muito amigável e divertido. Caminhando nas ruas me sentia como se estivesse numa exposição de carros antigos, coloridos e conservados, e só para inovar...optamos por uma tradicional carroça para conhecer a cidade e fazer as compras. Mergulhamos totalmente no dia a dia dos cubanos, para poder comprar alimentos, tínhamos que ir em casas de famílias onde uns vendiam os ovos, outros o queijo, outros o pão, tudo de uma maneira bem discreta e pouco natural...como se estivéssemos fazendo algo de errado.
Claro que não estávamos sendo turistas, mas era nossa opção.
Depois de conhecermos outros pontos turísticos e também pegar uma noitada com mojitos, deixamos CienFuegos, agora velejando para CayoLargo...um pedaço do paraíso no Caribe!!!
Foram dois dias inseridos num azul piscina que só de olhar já matava a cede...fizemos amizade com outros velejadores que também estavam ancorados na baía de CayoLargo. A festa foi na praia com direito a fogueira e muita conversa digamos que internacional.
Depois de dois dias relaxando, deixamos a piscina natural e pegamos um marzinho brabo que nos levou três dias velejando até contornar a metade da ilha e chegar em Havana. Tínhamos que pegar o visto para os EUA, já que é a Flórida, que está a pouco menos de um dia velejando de Havana, o bom lugar para fazer a manutenção do barco e também comprar os mantimentos.
Enquanto aguardamos a resposta do consulado para a aprovação de nosso visto vamos seguindo aqui em Havana, nos divertindo e conhecendo ainda mais este país que vale a pena cada centavo de peso. E por falar em Cuba, amanhã iremos ao concerto do Buena Vista Social Clube...não podíamos perder o melhor de tudo isto !!!

Abraco a todos
Rafa e Mane.

escrito por Rafinha.