segunda-feira, 30 de maio de 2011

O barco nos achou!!!

Bom dia turma

Aqui estamos, Polipat Boatyard, do lado francês da ilha de Saint Maarten.
Este foi o local escolhido para corrigir os problemas do Brava para podermos seguir rumo sul e fugir da temporada de furacões aqui no Caribe.
Como a Rafa já falou, eu já estou aqui a um longo tempo, já se vão quase 100 dias nesta ilha.
O período que estive aqui foi de intenso aprendizado, muito trabalho, angústia sem tamanho e realizações maiores ainda.
Vim para cá no início de março, logo depois do carnaval, para conferir um barco com um enorme potencial.
A 5 anos vinha buscando nosso veleiro. Buscando compulsivamente.
Após nosso retorno da Europa, no fim do ano passado, não tivemos descanso. Iniciamos a construção da nossa casa, tentando tê-la pronta para o início do verão.
Como todos que já construíram uma casa sabem, o processo é lento.
No fim de janeiro, com a casa "quase pronta" a algum tempo, eu e Rafa já estávamos exaustos da aventura que tínhamos entrado. Mas não podíamos parar. Era mais uma importante etapa dentro do nosso planejamento.
O trabalho dos dois (ela vendendo e decorando na Santa Maria Casa e eu na Primeiras Ondas, minha Escola de Surf), somado com a construção da casa estavam nos consumindo. Pouco tempo para a família, pouco tempo para os amigos, pouco tempo para nós mesmos. Menos tempo ainda para a minha compulsão. Procurar nosso Veleiro.
A 5 anos era exercício diário. Entrar na internet, acessar os principais sites de anúncio de veleiros do mundo (yachtworld.com, cruisersforum.com), ir fuçando, abrindo, lendo, aprendendo, sonhando, buscando... compulsivamente...
Já não acontecia mais assim, as visitas diárias estavam cada vez mais raras, chegou fevereiro, a casa ainda "quase", o orçamento mais no "quase" ainda, já estava ficando raro sonhar com um tempo livre, um churrasco com a turma, uma tarde com a família, uma trilha só nós dois... mesmo assim uma noite, depois da Rafa que dormia no sofá acordou e me chamou da rede para a cama, resolvi tentar mais uma vez. Não que pensasse em achar nosso Veleiro, nossa casa, nosso sonho. Só queria ver, sair, fugir, entrar em um daqueles veleiros com a Rafa e sair, viajar, viver...
Sequência padraõ, hotmail. orkut, yachtworld... nada no hotmail, nada no orkut. Penso que não posso esperar notícias se não dou noticias.
Yachtworld... Vou para o mecanismo de busca, penso no nosso orçamento, penso que não posso nem pensar em ter um Veleiro neste momento, penso na casa, escolho o tamanho padão, de todas as pesquisas pelo menos nos últimos dois anos, 40 a 46 pés, idade máxima 31 anos (1980 para cima), lembro que não posso sonhar alto, escolho uma margem de valor bem abaixo da pesquisa padrão, para ver o que tem de mais barato no mundo, já pensando em ver centenas de barcos que raramente iria perder mais que alguns segundos, os mais abandonados, os mais estranhos, os que mais precisam de trabalho... só queria sair, entrar em um deles, pensar na sequência de remendos, nos valores das peças de reposição, parar de pensar em tijolo, cimento e areia...
Página carregada, listagem na tela, primeiro é um Samson que já estava a venda a algum tempo, valor baixou de 65 para 39, não é meu estilo, o segundo é um fibrocimento, nem de grátis... o terceiro, novidade... já conhecia mais da metade dos barcos a venda, mercado parado, preços baixando, ninguém vendendo... mas este era novidade. Uma rápida olhada me fez esquecer do sono, do caminhão de areia que ia chegar na outra manhã, na Van que tinha que alugar para levar os alunos para a Lagoinha do Leste...
Projetista: Rob Perry... Tamanho: 44... armado em Cutter... Mais de 600 litros de água... 250 de Diesel... dois camarotes confortáveis... cozinha pensada para travessias... banheiro com box separado... cockpit profundo e confortável... quilha longa... skeg... muito bem ventilado... com radar.... piloto automático....velas novas...
Entrei no site do projetista (www.perryboat.com), no do estaleiro www.tashingyachts.com.tw, e gritei para a Rafinha... Lelaaaaaa.... achei nosso barco!!!
Ela já tinha me ouvido falar uma 30 vezes esta frase, mesmo assim veio ver, cambaleando de sono, também querendo voltar a sonhar.
Mandei um email para o Broker, ele me respondeu no outro dia. Mandei um email para o Dani, parceiro de velejadas daí de Floripa, da Vargem Pequena, que tinha barco na Ponta das Canas e que estava morando aqui com seu veleiro (www.veleiromema.blogspot.com) para conferir ao vivo o barco e os estragos, ele deu o aval e um mês depois cheguei aqui.
Dormi uma noite apenas na nossa casa, a Rafa ficou para terminar as obras. No avião vim pensando em como as coisas acontecem quando menos esperamos, desde que não fechemos as portas.
Cheguei no aeroporto, o broker me esperava. Fomos direto do aeroporto para o dingy, e para o Veleiro. Já o conhecia por fotos e informações técnicas que garimpei antes de vir, mas foi como reencontrar um velho amigo. Chegamos pela popa, na hora soube que era nosso barco. E na hora o barco soube que tinha me encontrado.
Levei mais um mês para dormir nele, para ter a posse, para poder começar a reforma. Neste mês a Rafa fez milagres em Floripa, terminando a casa e mandando o dinheiro para a compra. Se dividindo entre bancos, Receita Federal, lojas de materiais de construção e a construção da casa. Três dias depois que eu mudei para do barco do Dani para o nosso a Rafa chegou.
Desde então estamos arrumando, trocando, cortando, colando, lixando e trabalhando. Em alguns dias estamos até mais cansados que naqueles dias do verão passado em que estávamos construindo a nossa casa sem tempo para sonhar.
Mas hoje vemos que estávamos e estamos vivendo nossos sonhos, mesmo sem muitas vezes perceber.
Muitas vezes esquecemos do que caminhamos até chegarmos ao ponto que estamos.
Hoje sabemos que não encontramos o barco, ele nos encontrou. Ainda não encontrei ninguém que acredite que eu achei o barco na internet do Brasil. O barco já estava visado por pelo menos meia dúzia de compradores, 99% deles moradores da ilha, vizinhos de poita. Todos olhando para ele como abutres esperando, alguns chegaram a oferecer mais dinheiro para que o negócio não fechasse... Mas não, o barco por algum motivo nos escolheu, e as coisas se encaixaram perfeitamente para que o negócio acontecesse. A ex-proprietária é uma pessoa maravilhosa que estará sempre nos nossos corações. Ela ficou tão feliz quanto nós. Mesmo negando a possibilidade de fazer mais dinheiro, ela aceitou a decisão do Veleiro. It´s not about money, the Boat is yours... disse ela.
Nunca poderíamos ter sonhado com um barco mais perfeito para nós dois.
Agora estamos com ele fora da água, refazendo os estragos que sofreu no ano passado no furacão Earl, com o corpo todo coçando com o pó de fibra de vidro, ainda sonhando....
mas isto já é assunto para outro post.


Abração a todos

Mané da Brava

7 comentários:

Anônimo disse...

Mané, e as fotos do veleiro???

bjsss Joana

Aventuras Durval Silvana disse...

Ola, Mané e Rafinha, estamos aqui so na torcida, que de tudo certinho como vcs estao planejando, estamos acompanhando, todas as suas travessias, pois zarpamos daqui de Ubatuba, (saco da Ribeira ) apos o da 10 de junho e vamos subir a costa do Brasil, participando das Regatas Aruatu Maragojipe e Refeno (novamente, KKKK) e vamos estar em Fortaleza por volta de meados de Outubro, quando vamos subir para o Caribe e adoradia muito encontrar com voces, matar as saudades e conhecer o Brava (ao vivo kkkk),
Parabens por essa sua aquisição, sua nova casa, que acreditamos que será seu Lar no mar, isso porque ja terminou sua casa em terra,rsrsr
continue postando para nos acompanhar todos os passos.
Grande Abraços e Bjs a voces.

Bons Ventos

Durval e Silvaninha

Manuel Alves disse...

Joana, tem algumas fotos no post abaixo e vamos colocar mais em breve. Bjs


Durval e Silvaninha, será um prazer recebê-los no Brava. Em outubro estaremos por San Blas e Panamá. Vamos mantendo contato.
Bons ventos!

PACÍFICO LATINO disse...

huhoooo, sem palavras!
emocionei ao ler esse post. sonho virando realidade.
ter um amigo que faz tudo que eu sempre quis fazer é um incentivo e tanto.
minha casinha ta no papel mas a meta é ficar pronta no verão, seguuindo seus passos...hahahahaha
depois que aprender muito com vcs quem sabe um barco, vixxx, muita caminhada.
um grande abraço, de alguem que como vcs, gosta de viver o sonho.

Surf4ever disse...

Fui lendo tranquilo, sem muitas surpresas, até mesmo porque conheço e acompanhei de perto bastante coisa dessa história até aqui, mas quando chegou no "It´s not about money, the Boat is yours..." tenho que confessar que arrepiou de cima a baixo...

PARABÉNS, MEUS QUERIDOS AMIGOS, QUERIDO CASAL DO CORAÇÃO, VOCÊS MERECEM TUDO O QUE CONQUISTARAM E QUE AINDA CONQUISTARÃO! TENHO ORGULHO DE TE CONHECER DESDE 1989, MANÉ! AMIGO, IRMÃO E "ÍDALO"! LOVE YOU BOTH!

Hugs otbs,

Gustavo Otto

Manuel Alves disse...

Pacífico Latino

Te programa e aparece.

Tche

Verdadeiro amigo, sem palavras.
Abraço

Mané e Rafa

Bernardo disse...

Parabens ao casal pela conquista... Confesso que tambem fiquei emocionado com a historia, é... a vida tem dessas coisas (milagres). E vocês são merecedores disso tudo que esta acontecendo, VIVAM este momento, VIVAM este sonho... Orgulho de vocês. Abração

Bernardo Braga